Quem sou eu

Minha foto
Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil
Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Economista, graduado pelo curso de Ciências Econômicas da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES/SP. Atualmente, atua como professor e pesquisador da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pesquisa os seguintes temas: desenvolvimento regional, desenvolvimento sócio-ambiental e políticas públicas para o desenvolvimento local.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dinheiro não é tudo mas...

Depois da posse do Presidente Obama o mundo continua aguardando um milagre. Hoje o Zé Simão o comparou com a santa das causas impossíveis. A questão é que no mundo real milagres não existem. Cada governo deve deixar de lado a morosidade e fazer sua política anti-cíclica para evitar males piores. No Brasil, não sei se graças ao Lula, isso não importa, o Banco Central reduziu 1% na taxa básica de juros. Depois da redução do IPI das montadoras e do anúncio de novas medidas, parece que o discurso mudou. No receituário do Lord Keynes, estamos no caminho certo: política monetária e fiscal expansionistas. A queda dos juros lançará uma expectativa positiva na rentabilidade dos investimentos produtivos, pois torna-se-ão mais atrativos que as aplicações financeiras. A redução dos impostos, mesmo que temporária, tendem a estimular as vendas e o faturamento das empresas. Espera-se que o efeito de multiplicação no Produto Interno do país contenha o pessimismo dos homens de negócio. Antes tarde que nunca, acordamos. No mundo atual, interligado em rede, não dá para fazer vistas grossas ao que acontece no mercado financeiro. Como disse o cantor cearense, Falcão, dinheiro não é tudo mas, é 100%.

Para comprar um livro clique sobre o endereço ao lado da capa.

http://publit.com.br/product_info.php?products_id=744










http://www.annablume.com.br/comercio/default.php?manufacturers_id=752&PHPSESSID=13e0d11c486d5cdd095bc0f8a3fbca42










http://www.protexto.com.br/autor.php?cod_autor=116


Esse blog tem como propósito contribuir com a melhoria e continuidade do aprendizado no campo das ciências econômicas. É um canal aberto para aqueles que buscam o conhecimento.